4 C
Kóka
segunda-feira, 3 fevereiro, 2025 10:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

2023 pode ser o ano mais quente já registrado no Japão, dizem autoridades meteorológicas

Dados da Agência Meteorológica revelam aumento significativo nas temperaturas, apontando para um recorde histórico no clima japonês.

Tóquio, Japão – 23 de Dezembro de 2023 – No ano de 2023, o Japão está enfrentando uma tendência preocupante: a possibilidade de se tornar o ano mais quente já registrado no país. De acordo com a Agência Meteorológica, que analisou dados de observação em todo o país de janeiro a novembro, a temperatura média do país nos 11 meses foi 1,34 graus Celsius mais alta do que o normal. Essa diferença é muito maior do que a margem anual de 0,65 graus em 2020, quando a temperatura média atingiu um recorde histórico.

As autoridades afirmam que a média para todo o ano de 2023 está a caminho de ser a mais alta desde o início dos registros em 1898. Além do aquecimento global, eles apontam que o Japão tende a ser coberto por ar mais quente da primavera ao outono, devido aos ventos predominantes que sopram relativamente para o norte. Também citam a presença de sistemas de alta pressão mais fortes no sul do Japão. A temperatura média da superfície do mar próximo ao Japão também é esperada para ser a mais alta este ano desde que dados comparáveis estão disponíveis desde 1908. A diferença nos 11 meses até novembro foi de 1,07 graus acima do normal, significativamente maior do que a margem anual recorde de 0,74 graus em 2021.

Hirai Masayuki, da Agência Meteorológica, diz estar surpreso com as amplas margens observadas. Ele afirma que as temperaturas estão aumentando à medida que o aquecimento global avança e que o número de dias com calor extremo também tende a aumentar. Ele adverte que medidas são necessárias para lidar com o problema. A agência afirma que a temperatura média global de janeiro a novembro foi 0,53 graus acima do normal. A expectativa é que o valor anual também atinja o mais alto desde o início dos registros em 1891.

Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas, é fundamental que sejam tomadas medidas para mitigar os impactos. O Japão, assim como outros países ao redor do mundo, precisa adotar estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental. O monitoramento contínuo do clima e a conscientização sobre os efeitos do aquecimento global são fundamentais para garantir um futuro mais seguro e sustentável para as gerações futuras.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img