Tóquio, Japão – 26 de dezembro de 2023 – O Ministério da Terra do Japão planeja aprovar na quinta-feira (28), o trabalho de melhoria do solo, parte crucial do projeto de realocação da base militar dos EUA em Okinawa. A decisão ocorre em meio à oposição veemente das autoridades locais e representa a primeira vez que o governo central sobrepuja uma decisão das autoridades locais com base na lei de autonomia local.
O governo central busca a realocação da Base Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Futenma para um local no mar, fora de uma área densamente povoada em Ginowan City. No entanto, foram identificados problemas no leito marinho do local planejado para aterramento.
Após solicitar permissão para revisar o plano e reforçar o leito marinho, o governo central enfrentou resistência da província de Okinawa, que não aprovou as revisões, mantendo o trabalho paralisado.
O ministro da Terra, Saito Tetsuo, tomará a decisão de aprovar o trabalho planejado na quinta-feira, substituindo o governo da província. Em resposta, o Ministério da Defesa está fazendo os preparativos para iniciar o trabalho de melhoria do solo em Oura Bay em meados de janeiro.
O governador de Okinawa, Tamaki Denny, desafia uma decisão do tribunal superior que ordena a aprovação do trabalho no local planejado em Henoko, Nago City. Ele pede a interrupção do trabalho e busca o diálogo com o governo central. A expectativa é de uma forte reação da população de Okinawa diante da decisão do governo central de prosseguir com o projeto.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am