O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, conclamou os ucranianos e aqueles que os apoiaram a permanecerem unidos em seu objetivo comum de recuperar o território ucraniano.
Zelenskyy divulgou um discurso em vídeo no sábado (11), dia que marcou o primeiro aniversário da libertação da cidade de Kherson, no sul do país, da ocupação russa.
No discurso, ele disse que Kherson é “A cidade-herói. A cidade-símbolo. A cidade da esperança”. Zelenskyy observou que seus residentes “não se renderam à força inimiga e inspiraram todos ao nosso redor e o mundo inteiro com sua resistência”.
Ele enfatizou a importância da união, observando que “nenhum de nós deve subestimar a força do inimigo contra nós”.
Enquanto isso, as forças russas realizaram ataques com mísseis e drones ao redor da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev.
A Força Aérea Ucraniana anunciou no sábado que as forças russas atacaram a capital, a região leste de Kharkiv, a região sul de Odesa e outros lugares durante a noite usando 31 drones e mísseis.
O anúncio disse que 19 deles foram desativados. Ele também disse que os mísseis que se dirigiam a Kiev foram interceptados por seus sistemas de mísseis terra-ar Patriot.
As autoridades municipais de Kiev disseram que o inimigo retomou os ataques com mísseis contra a capital após um intervalo de 52 dias. Mas elas disseram que a última salva não conseguiu atingir a cidade e ninguém ficou ferido.
As autoridades da região de Kiev informaram que casas e prédios comerciais foram danificados pelos ataques russos.
Três pessoas também ficaram feridas na região de Odesa. Os ataques russos também danificaram a infraestrutura portuária do Mar Negro.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am