A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o Vice-Premiê Chinês, He Lifeng, concordaram em “intensificar a comunicação” em antecipação à cúpula bilateral agendada para a próxima semana. Yellen hospedou He em San Francisco, para dois dias de conversações na quinta (9) e sexta-feira (10).
Ao falar com repórteres após o encontro, Yellen destacou a produtividade das discussões com He. Ela enfatizou que o foco foi a busca por uma relação econômica saudável que beneficie ambos os países a longo prazo.
Yellen, que visitou a China em julho, anunciou que retornará no próximo ano a convite de Pequim. Ela afirmou concordar com He sobre a necessidade de intensificar a comunicação, incluindo um “ritmo regular de contato” entre os dois países.
As conversas ocorrem às vésperas de um encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o Presidente Chinês, Xi Jinping, marcado para a próxima quarta-feira (15), as margens da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em San Francisco. Será o primeiro encontro entre os líderes em um ano.
Durante a reunião com He, Yellen expressou preocupações sobre os controles de exportação de Pequim sobre grafite e outros minerais críticos. Ela ressaltou a importância de as empresas não oferecerem suporte material à indústria de defesa russa.
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm