Um veículo de combate da Força de Autodefesa Japonesa, com o poder de fogo de um blindado atravessou uma via pública na cidade de Naha, Prefeitura de Okinawa, sudoeste do Japão.
Essa é a primeira vez que um veículo de combate de manobra, ou maneuver combat vehicle – MCV, é conduzido em uma via pública na ilha principal de Okinawa.
As Forças de Autodefesa Terrestre, Marítima e Aérea do Japão iniciaram exercícios em grande escala em Okinawa e em outros locais do país na sexta-feira (10). Os exercícios vão até 20 de novembro e envolvem cerca de 30.000 membros das SDF e cerca de 10.000 soldados dos EUA.
Na sexta-feira, uma aeronave de transporte C-2 aterrissou no aeroporto de Naha, transportando o MCV de Hokkaido, no norte do Japão.
Pouco antes da 1h da manhã de sábado (11), um portão da Base Aérea de Naha, que fica ao lado do aeroporto, foi aberto. Em seguida, o MCV atravessou uma via pública e entrou no Campo de Naha, enquanto cerca de 10 funcionários da SDF controlavam o tráfego.
Os MCVs têm o poder de fogo de um blindado e se deslocam sobre pneus em vez de sobre esteiras de lagarta.
O governo da província de Okinawa diz que exercícios em larga escala que envolvem o uso de vias públicas deixam os moradores desconfortáveis.
O governo de Okinawa transmitiu verbalmente sua preocupação ao Departamento de Defesa de Okinawa do Ministério da Defesa e está solicitando que as prefeituras locais e os residentes recebam as informações necessárias.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm