Jerusalém, Israel, 30 de novembro de 2023. As negociações nos bastidores continuam em andamento para estender ainda mais a pausa nos combates entre Israel e Hamas, que entraram no sexto dia de trégua nesta quarta-feira.
As duas partes concordaram com uma extensão de dois dias, após a pausa inicial de quatro dias que começou na última sexta-feira (24).
Nesta terça-feira (29), o Hamas libertou 12 pessoas, incluindo 10 israelenses e dois estrangeiros. Em troca, Israel libertou 30 terroristas palestinos detidos.
Haneen Masaid foi libertada perto de Belém, na Cisjordânia.
Masaid chegou em casa na madrugada desta quarta-feira (29), para se reunir com sua família e parentes. Eles a abraçaram com alegria.
Ela disse estar muito feliz por ter sido libertada, mas acrescentou que não podia se alegrar exuberantemente, pois muitas pessoas foram mortas na Faixa de Gaza.
A mídia israelense relata que Israel recebeu uma lista de reféns que deverão ser libertados em breve.
Nos últimos cinco dias, o Hamas libertou 81 reféns, incluindo israelenses e estrangeiros, e Israel libertou 180 terroristas palestinos detidos.
Enquanto isso, várias agências de notícias relatam que os chefes da agência de espionagem dos EUA, CIA, e do Mossad de Israel visitaram o Catar na terça-feira (28), para se encontrar com o primeiro-ministro do Catar, que atua como mediador, e o chefe da agência de inteligência do Egito.
Um importante jornal dos EUA afirma que o chefe da CIA está pressionando para que as negociações entre o Hamas e Israel ampliem seu foco de reféns, que até agora tem se limitado a mulheres e crianças, para incluir a libertação de homens e militares.
Alguns meios de comunicação ocidentais e do Oriente Médio informaram nesta quarta-feira (29), que as negociações estão em andamento para estender a trégua por mais alguns dias.
No entanto, um grande veículo de imprensa israelense relatou que o lado israelense não está disposto a concordar com uma pausa que ultrapasse um total de 10 dias.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am