-0.7 C
Kóka
terça-feira, 4 fevereiro, 2025 9:38: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tailândia evacua mais de 300 nacionais em meio a conflito intenso em Myanmar

Confrontos na região leste de Shan entre o exército de Myanmar e grupos étnicos armados levam à evacuação de tailandeses, enquanto o governo tailandês investiga possíveis ligações com atividades criminosas.

BangKok, Tailândia, 21 de novembro de 2023 – Em meio aos intensos confrontos na região leste do estado de Shan, em Myanmar, as autoridades tailandesas anunciaram a evacuação bem-sucedida de mais de 300 cidadãos tailandeses que ficaram presos no conflito.

Na região oriental de Shan, os combates persistem entre o exército de Myanmar e grupos étnicos armados. O governo tailandês colaborou com as autoridades militares de Myanmar para repatriar os cidadãos tailandeses que buscaram ajuda para deixar o país. Alguns foram transportados por terra, enquanto outros foram levados para a China e, de lá, voaram para Bangkok.

A região norte de Shan, próxima à fronteira com a China, serve como base para organizações criminosas chinesas envolvidas em fraudes telefônicas e outros crimes. O governo tailandês planeja entrevistar os evacuados para verificar se estão envolvidos em atividades criminosas ou são vítimas de tráfico humano.

Em Myanmar, militantes de três grupos étnicos minoritários lançaram um ataque conjunto ao exército em Shan no final de outubro. Os militantes assumiram o controle de algumas cidades e instalações militares. Em resposta, as forças pró-democracia intensificaram as ofensivas em todo o país.

Uma agência da ONU relata que mais de 200.000 pessoas em Myanmar foram deslocadas na última rodada de combates, muitas fugindo para a Índia ou China. A situação continua fluida, com desafios humanitários crescentes na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img