A Ucrânia informou que o exército russo bombardeou uma cidade na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirma que o presidente russo, Vladimir Putin, quer resultados antes da eleição presidencial russa, marcada para março.
As autoridades em Donetsk disseram que as forças russas montaram um ataque com mísseis em uma área residencial em Selydove na manhã de quarta-feira (15), matando duas pessoas e ferindo outras três.
Zelenskyy disse na terça-feira (14), que os ataques russos são muito intensos, especialmente em Donetsk. Ele também disse que Putin “quer mostrar pelo menos alguns resultados táticos na primeira quinzena de dezembro”.
O think tank americano Institute for the Study of War disse em uma análise na terça-feira que “as forças russas provavelmente estão tentando recuperar a iniciativa em nível de teatro na Ucrânia, realizando várias operações ofensivas simultâneas no leste da Ucrânia”.
E acrescentou: “Ainda não está claro se as forças russas serão capazes de recuperar totalmente a iniciativa, já que as forças ucranianas mantêm a pressão em áreas críticas da frente”.
O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, disse durante um discurso nos Estados Unidos na segunda-feira (13), que as forças do país estabeleceram um ponto de apoio na margem oriental do rio Dnipro. Ele também disse que as forças estão desmilitarizando a Crimeia passo a passo. A Rússia anexou unilateralmente a região em 2014.
Vladimir Saldo, líder da região de Kherson, na Ucrânia, nomeado pela Rússia, disse na mídia social na quarta-feira que as forças ucranianas estão enviando um grande número de pessoas através do rio.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm