Um centro de treinamento para pilotos de caças F-16, incluindo alguns da Ucrânia, foi aberto na vizinha Romênia.
Uma cerimônia foi realizada na segunda-feira para marcar a abertura do centro de treinamento de F-16 estabelecido em uma base aérea na Romênia.
Um exercício aéreo foi realizado envolvendo dois F-16s do exército romeno. A fabricante de aeronaves norte-americana Lockheed Martin enviou instrutores para a instalação.
A Ucrânia vê os aviões de guerra fabricados nos EUA como uma parte fundamental de sua estratégia de contraofensiva contra a Rússia. Países como a Holanda se comprometeram a enviar jatos F-16 para a Ucrânia, e os pilotos militares ucranianos estão treinando nos Estados Unidos, na Dinamarca e em outros lugares.
O treinamento na nova instalação está programado para começar primeiro para os pilotos militares romenos e depois para os pilotos militares ucranianos.
A ministra da defesa holandesa, Kajsa Ollongren, disse que entende que a Ucrânia precisa de caças F-16 para aumentar sua capacidade de defesa aérea na luta contra a Rússia. Ela disse que deseja que o treinamento dos pilotos ucranianos comece o mais rápido possível.
Um funcionário da Lockheed Martin observou que a instalação será um local onde os pilotos de qualquer país poderão vir para serem treinados de forma eficaz.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm