Tel Aviv, Israel – 27 de novembro de 2023 – O Exército Israelense anunciou no domingo (26), que outro grupo de 17 reféns, libertados pelo Hamas, foi entregue à Cruz Vermelha. Este grupo é composto por 14 israelenses e três estrangeiros, marcando mais um passo no compromisso de ambas as partes de encerrar temporariamente as hostilidades.
O anúncio ocorre após o acordo entre Israel e Hamas, que concordaram na semana passada em interromper os combates por quatro dias, a partir da última sexta-feira (24). Este acordo estabelece que o Hamas deve liberar os reféns em fases, em troca da libertação de terroristas palestinos detidos em prisões israelenses.
Até sábado (25), o Hamas já havia libertado 26 israelenses e 15 estrangeiros, enquanto Israel permitiu a saída de 78 terroristas palestinos de suas prisões. O processo, apesar de complexo, sinaliza uma tentativa de ambas as partes em avançar em direção a uma trégua e à resolução de conflitos de longa data na região.
A Cruz Vermelha desempenha um papel crucial nesse processo, atuando como intermediária e garantindo a segurança e o bem-estar dos reféns liberados. Este desenvolvimento, embora positivo, continua a destacar os desafios e as tensões persistentes no conflito entre Israel e Hamas.
À medida que as negociações prosseguem, a comunidade internacional observa de perto, na esperança de que esses esforços levem a um caminho sustentável para a paz na região do Oriente Médio. A situação permanece dinâmica, e novos desenvolvimentos são aguardados nos próximos dias.
Atualizado em 27 de novembro de 2023 – 03:22 JST
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am