Tóquio, Japão, 21 de novembro de 2023 – O Ministro dos Transportes do Japão, Saito Tetsuo, anunciou nesta segunda-feira (20), que autoridades japonesas estão coletando informações sobre o sequestro de um navio de carga operado pela empresa japonesa Nippon Yusen, também conhecida como NYK Line, pelo grupo rebelde Houthi no Mar Vermelho.
A NYK Line informou que havia fretado o navio de uma empresa britânica para transportar automóveis, e o sequestro ocorreu enquanto o navio viajava da Turquia para a Índia. A empresa esclareceu que o navio tinha 25 tripulantes de várias nacionalidades, mas ainda não há informações sobre a segurança deles.
O Ministro dos Transportes afirmou que o ministério está fazendo esforços para coletar informações sobre o incidente e compartilhá-las com os ministérios e agências relevantes. Além disso, estão mantendo contato próximo com a empresa de navegação para obter informações atualizadas.
Enquanto isso, o Ministro do Comércio e Indústria, Nishimura Yasutoshi, afirmou que compreende que o incidente não afetará diretamente o fornecimento estável de energia ao Japão. Ele destacou que os petroleiros e navios que transportam gás natural liquefeito para o país não navegam nas águas próximas ao Iêmen.
A situação está sendo monitorada de perto, e o governo japonês está tomando medidas para garantir a segurança da tripulação e avaliar o impacto potencial do incidente nas operações marítimas na região.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm