O governo do Nepal anunciou que proibirá o aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos TikTok, alegando que ele está ameaçando a harmonia social e rompendo os laços familiares.
Isso ocorre em um momento em que seu vizinho, a China, tenta expandir sua influência na nação do Himalaia.
A decisão foi tomada em uma reunião de gabinete na segunda-feira (13). A polícia diz que mais de 1.600 delitos relacionados ao TikTok foram registrados no Nepal nos últimos quatro anos.
Mas os partidos de oposição criticaram a medida do governo. Eles dizem que algumas regulamentações sobre o aplicativo devem ser implementadas, mas que o fechamento de uma plataforma de mídia social específica não é justo.
O analista político Chandra Dev Bhatta diz que o principal motivo por trás da decisão do governo é limitar a influência de novos partidos políticos que fazem uso generalizado da mídia social para obter o apoio dos eleitores.
A Índia, também vizinha do Nepal, proibiu o TikTok e dezenas de outros aplicativos chineses em 2020, em meio a tensões crescentes provocadas por um confronto mortal na fronteira com a China.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm