Membros da mídia foram convidados a bordo de um porta-aviões dos EUA para ver parte de um exercício conjunto envolvendo a Força de Autodefesa Marítima do Japão e as marinhas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá.
Os quatro países estão realizando um exercício conjunto desde sexta-feira (10), no Oceano Pacífico, ao largo do Japão.
As equipes de mídia assistiram a aeronaves baseadas em porta-aviões realizarem exercícios de decolagem e aterrissagem a bordo do USS Carl Vinson no sábado (11).
Falando aos repórteres, o comandante-chefe da Frota de Autodefesa do Japão, vice-almirante Saito Akira, disse que uma forte coordenação e cooperação são essenciais para garantir que a região permaneça estável em meio às crescentes ameaças à segurança marítima.
O comandante da Sétima Frota dos EUA, vice-almirante Karl Thomas, disse: “A segurança dessa região marítima é importante para o mundo inteiro”.
Thomas disse que a Marinha dos EUA dá importância à segurança da região. Ele acrescentou que as quatro nações devem ter a força e a prontidão para manter a paz juntas.
A China vem intensificando suas atividades marítimas.
A Marinha dos EUA tem dois porta-aviões, incluindo o USS Carl Vinson, posicionados no Pacífico.
Observadores dizem que os militares dos EUA querem manter sua dissuasão na região da Ásia-Pacífico em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia e aos confrontos entre Israel e o Hamas.
- Rádio Shiga Japan apresenta Especial de Natal no Sons do Brasil episódio 504 - 24 de dezembro de 2024 4:50 am
- “Vozes da Alma” brilham com canções natalinas e solidariedade - 24 de dezembro de 2024 4:27 am
- Zelenskyy prevê 2025 como ano decisivo para a paz na Ucrânia - 24 de dezembro de 2024 4:13 am