Tóquio, Japão – 29 de novembro de 2023 – O Japão iniciou as vendas experimentais de pílulas anticoncepcionais de emergência sem receita médica, também conhecidas como “pílulas do dia seguinte”, em uma tentativa de avaliar a segurança da venda direta ao público. Essas pílulas podem prevenir gravidezes indesejadas em certa medida se forem tomadas dentro de 72 horas após relações sexuais desprotegidas.
A Associação Farmacêutica do Japão começou a oferecer as pílulas em 145 farmácias em todo o país a partir desta terça-feira (28). Mulheres com 16 anos ou mais, que concordarem em cooperar com o estudo, podem comprá-las. Meninas de 16 e 17 anos precisam da aprovação de um dos pais ou responsável. As farmácias participantes também podem encaminhar meninas com menos de 16 anos a obstetras e ginecologistas.
As pílulas terão um preço entre 7.000 e 9.000 ienes, ou cerca de 47 a 60 dólares. As farmácias selecionadas para o estudo devem atender a certas condições, como ter farmacêuticos treinados capazes de fornecer as pílulas à noite, nos finais de semana e feriados. Além disso, devem dispor de uma sala de consulta privativa. Elas também podem encaminhar mulheres que tomam as pílulas para uma clínica de obstetrícia e ginecologia próxima.
Os participantes serão solicitados a responder a questionários, que serão usados no estudo. Informações sobre as farmácias participantes estão disponíveis em um site especial. O estudo visa avaliar a viabilidade de tornar as pílulas anticoncepcionais de emergência mais acessíveis e aprimorar a saúde reprodutiva das mulheres no Japão.
- Trump diz não ter pressa por acordo com Japão - 2 de maio de 2025 7:04 am
- EUA e Ucrânia assinam acordo estratégico de minerais - 2 de maio de 2025 6:36 am
- O Sul em Cima destaca Beto Rensi e Tatiéli Bueno - 2 de maio de 2025 6:08 am