Tóquio, Japão, 21 de novembro de 2023 – O Japão está em alerta e reunindo inteligência diante da possível tentativa da Coreia do Norte de lançar um satélite militar. O Ministro da Defesa, Kihara Minoru, informou à imprensa nesta segunda-feira (20), que o governo norte-coreano expressou sua intenção de realizar o lançamento pela terceira vez, após duas tentativas frustradas em maio e agosto.
Kihara destacou que existe a possibilidade de Pyongyang prosseguir com o lançamento e afirmou que o Ministério da Defesa mantém uma ordem, emitida em maio, para que as Forças de Autodefesa (SDF) destruam qualquer míssil ou outro projétil que possa atingir território japonês.
O Ministro da Defesa ressaltou que os navios da SDF equipados com sistemas de radar Aegis e os sistemas de intercepção terrestres PAC-3 estão prontos para agir caso seja necessário.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, afirmou em entrevista à emissora pública KBS no domingo (19), que o lançamento pode ocorrer dentro de uma semana ou até 30 de novembro, no máximo. A situação está sendo monitorada de perto, e o Japão permanece vigilante em meio às tensões na região.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm