Um jornal norte-americano informou que Israel e o grupo terrorista Hamas estão perto de um acordo, em que os terroristas palestinos libertariam alguns reféns na Faixa de Gaza em troca de uma pausa nos combates entre os dois lados.
O Washington Post disse no sábado (18), que o acordo pode levar à libertação de dezenas de mulheres e crianças mantidas no enclave em troca de uma pausa de cinco dias.
O jornal disse que os Estados Unidos estavam negociando o acordo, e citou fontes próximas ao assunto dizendo que a libertação de reféns poderia “começar nos próximos dias e que poderia “levar à primeira pausa sustentada no conflito em Gaza.”
O relatório disse: “Um conjunto detalhado de seis páginas de termos escritos exigiria que todas as partes do conflito congelassem as operações de combate por pelo menos cinco dias, enquanto 50 ou mais reféns iniciais são libertados em lotes menores a cada 24 horas.”
Acrescentou que “não ficou imediatamente claro quantas das 239 pessoas que se acredita estarem em cativeiro em Gaza” seriam liberadas sob o acordo.
A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, disse que nenhum acordo foi feito ainda, mas o trabalho continua para se cheagar a um.
Na quarta-feira (15), o presidente dos EUA, Joe Biden, disse em entrevista coletiva que seu país estava negociando para garantir um período necessário para a libertação de reféns, sugerindo que os EUA estavam tentando persuadir Israel a concordar com uma pausa nos combates.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am