2.6 C
Kóka
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025 5:05: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Grupos pró-militares em Myanmar protestam contra a China por apoio a forças anti-junta

Demonstração ocorre em meio ao crescente conflito entre tropas da junta e milicianos de minorias étnicas.

Yangon, Myanmar – 23 de novembro de 2023 – Grupos pró-militares em Myanmar organizaram uma manifestação contra a China, acusando Pequim de apoiar forças anti-junta em meio à escalada do conflito entre as tropas da junta e milicianos de minorias étnicas. De acordo com veículos de imprensa locais, dezenas de pessoas se reuniram em frente à Embaixada Chinesa em Yangon no domingo (19), expressando seu descontentamento e acusando a China de interferir nos assuntos internos de Myanmar.

A crítica pública a Pequim é rara no país, especialmente considerando a proibição de manifestações não autorizadas desde 2021, quando a junta militar assumiu o poder em um golpe. A China tem sido uma das poucas nações a manter boas relações com os militares birmaneses.

A junta enfrenta dificuldades em suas batalhas com milicianos em todo o país. Três grupos étnicos minoritários intensificaram seus ataques no estado oriental de Shan desde o final de outubro, capturando várias cidades e instalações militares.

As forças pró-democracia têm apoiado esses movimentos, expandindo suas ofensivas em todo o país. Relatos indicam que centenas de soldados e familiares das forças armadas teriam se rendido aos grupos armados.

A tensão na região aumenta à medida que o conflito se intensifica, marcado não apenas pelos enfrentamentos armados, mas também por manifestações e protestos contra a interferência percebida da China nos assuntos internos de Myanmar. O cenário complexo reflete a dinâmica volátil em jogo, com diferentes grupos e interesses em jogo na luta pelo controle e direção do país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img