Um exercício conjunto de defesa costeira foi iniciado nas Filipinas com a participação de cinco países, incluindo os EUA e o Japão.
O exercício faz parte dos esforços de Manila para fortalecer a cooperação de segurança multilateral em um momento em que a China está se tornando cada vez mais agressiva no disputado Mar do Sul da China.
As forças navais das Filipinas e dos EUA deram início ao exercício conjunto com uma cerimônia em Manila na quinta-feira (9). Juntamente com delegados do Japão, Coreia do Sul e Grã-Bretanha, mais de 2.700 pessoas estão participando.
O major-general Arturo Rojas, comandante do Corpo de Fuzileiros Navais das Filipinas, disse: “Juntos, enviamos uma mensagem poderosa ao mundo, especialmente àqueles que podem tentar perturbar a paz, de que nossa parceria é inquebrável”.
O major-general Nashinoki Shingo, comandante geral da Brigada de Desdobramento Rápido Anfíbio da Força de Autodefesa Terrestre do Japão, disse: “Aprofundaremos nossa cooperação e contribuiremos ativamente para a realização de uma região do Indo-Pacífico pacífica, livre e aberta”.
O exercício conjunto de 12 dias de duração tem como objetivo confirmar os métodos de proteção das áreas costeiras voltadas para o Mar do Sul da China.
Os participantes também planejam simular uma operação para fornecer ajuda humanitária a uma ilha remota perto de Taiwan.
O exercício ocorre em um momento em que as tensões entre as Filipinas e a China estão aumentando. Manila e Pequim trocaram farpas no mês passado por causa de colisões envolvendo seus navios nas águas disputadas.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am