Manila, Filipinas – 27 de Novembro de 2023 – As forças militares das Filipinas anunciaram no domingo (26), o início das primeiras patrulhas conjuntas no Mar do Sul da China, em parceria com a Austrália. A iniciativa é vista como uma resposta ao crescente comportamento assertivo da China nas águas da região.
O “Atividade Cooperativa Marítima” teve início na zona econômica exclusiva das Filipinas e está programado para durar três dias, até segunda-feira. Quatro embarcações e cinco aeronaves filipinas participam, juntamente com uma fragata e uma aeronave de reconhecimento da Austrália.
Um oficial militar filipino sênior relatou que durante uma patrulha marítima no sábado (25), uma embarcação chinesa seguiu a frota. No domingo de manhã, dois caças chineses circundaram uma aeronave filipina participante do exercício. O oficial esclareceu que não houve abordagem perigosa nem aviso de rádio por parte dos chineses.
O aumento da cooperação de segurança entre Filipinas e Austrália, formalizada por uma parceria estratégica assinada em setembro, reflete a crescente preocupação com as atividades marítimas assertivas da China na região.
Anteriormente, as forças militares filipinas realizaram patrulhas conjuntas de três dias com os militares dos Estados Unidos no Mar do Sul da China e em outras áreas até a última quinta-feira.
Essa colaboração entre Filipinas e Austrália busca fortalecer a presença e a capacidade de resposta na região, sinalizando uma postura conjunta contra a assertividade marítima percebida como prejudicial à estabilidade regional.