Jeju, Coreia do Sul – 27 de novembro de 2023 – As forças militares da Coreia do Sul anunciaram a realização de exercícios marítimos conjuntos com o Japão e os Estados Unidos, incluindo a participação de um porta-aviões nuclear dos EUA. O exercício trilateral teve lugar em águas internacionais a sudeste da ilha sul-coreana de Jeju no domingo (26).
O porta-aviões USS Carl Vinson, juntamente com embarcações da Força Marítima de Autodefesa do Japão e a Marinha sul-coreana, participou do exercício que envolveu uma simulação de defesa aérea diante de situações simuladas, como o lançamento de mísseis pela Coreia do Norte.
A Marinha sul-coreana destaca que o exercício ocorre em meio às crescentes ameaças aéreas após o lançamento, por Pyongyang, do que alega ser um satélite de reconhecimento militar na semana passada, bem como a demonstração de novos tipos de veículos aéreos não tripulados em julho.
O objetivo declarado do exercício é fortalecer a cooperação e as capacidades operacionais entre os três países diante das ameaças nucleares e de mísseis crescentes da Coreia do Norte. O USS Carl Vinson chegou ao porto sul-coreano de Busan na terça-feira, participando ativamente das operações conjuntas.
A realização desses exercícios conjuntos destaca a determinação da região em enfrentar desafios de segurança, reforçando a aliança militar entre Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos. Em um momento em que a Coreia do Norte intensifica seus programas nucleares e de mísseis, a cooperação regional se torna fundamental para garantir a estabilidade na península coreana e além.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am