A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que sediará uma reunião ministerial da Estrutura Econômica do Indo-Pacífico para a Prosperidade, ou Indo-Pacific Economic Framework for Prosperity – IPEF, na próxima semana.
A IPEF é uma parceria econômica entre 14 países, incluindo os EUA, o Japão e a Índia.
Os membros da IPEF estão negociando em quatro áreas, incluindo o fortalecimento das cadeias de suprimento de produtos essenciais, como semicondutores, e a facilitação do comércio.
O governo dos EUA informou na segunda-feira (6), que os ministros do comércio dos parceiros do IPEF se reunirão em São Francisco nos dias 13 e 14 de novembro.
Em maio, os ministros chegaram a uma conclusão substancial em suas negociações sobre cadeias de suprimentos. Eles concordaram em cooperar para aumentar a produção de bens essenciais ou por meio de compras conjuntas, caso o fornecimento de tais bens seja interrompido devido a uma pandemia ou conflito.
Os ministros pretendem chegar a acordos nas outras três áreas.
Os membros do IPEF estão negociando para alcançar um Indo-Pacífico livre e aberto na frente econômica em meio à crescente influência da China na região do Indo-Pacífico.
Os governos dos EUA e da China concordaram, basicamente, em realizar uma reunião de cúpula entre o presidente Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping no final deste mês, à margem do fórum da APEC, que será realizado em São Francisco.
Os olhos estão voltados para os resultados que a reunião do IPEF, liderada pelos EUA, pode produzir na preparação para a cúpula EUA-China.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am