Washington, EUA – 23 de novembro de 2023 – Um oficial sênior do governo dos Estados Unidos expressou preocupação de que o Irã esteja considerando fornecer à Rússia mísseis balísticos que poderiam ser utilizados na invasão de Moscou à Ucrânia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse a repórteres na terça-feira (21), que o Irã tem fornecido à Rússia um número significativo de veículos aéreos não tripulados e munições de artilharia, que têm sido usados em ataques à Ucrânia.
Kirby afirmou: “O Irã pode estar preparado para ir além em seu apoio à Rússia.”
Ele mencionou que o Irã mostrou ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, alguns de seus mísseis balísticos de curto alcance durante a visita deste em setembro.
Kirby disse: “Em troca desse apoio, a Rússia tem oferecido a Teerã uma cooperação defensiva sem precedentes.” Ele observou que isso inclui ofertas para fornecer mísseis, eletrônicos e sistemas de defesa aérea.
Além disso, ele acrescentou que o Irã deseja comprar equipamentos militares adicionais da Rússia, como helicópteros de ataque e radares.
Kirby afirmou que o governo dos EUA tem informações indicando que o grupo mercenário russo Wagner está se preparando para fornecer, a pedido de Moscou, uma capacidade de defesa aérea para o grupo terrorista Hezbollah ou o Irã. O Hezbollah é um grupo terrorista islâmico xiita com base no Líbano apoiado pelo Irã.
A crescente parceria militar entre Rússia e Irã é “obviamente prejudicial” para a Ucrânia, os vizinhos do Irã e a comunidade internacional, alertou Kirby. O cenário levanta preocupações sobre os desdobramentos na região e a resposta da comunidade internacional diante dessas colaborações militares.
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am