3 C
Kóka
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 7:43: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Dia da Indústria de Mísseis: vizinhos observam atentamente movimentos da Coreia do Norte

Neste sábado (18), os norte-coreanos celebram o "Dia da Indústria de Mísseis", uma nova data nacional anunciada no início deste mês. O feriado tem como objetivo comemorar o lançamento bem-sucedido de um novo míssil balístico intercontinental, o Hwasong-17, em 18 de novembro do ano passado. O referido míssil é dito capaz de atingir todo o território continental dos Estados Unidos.

Neste sábado (18), os norte-coreanos celebram o “Dia da Indústria de Mísseis”, uma nova data nacional anunciada no início deste mês. O feriado tem como objetivo comemorar o lançamento bem-sucedido de um novo míssil balístico intercontinental, o Hwasong-17, em 18 de novembro do ano passado. O referido míssil é dito capaz de atingir todo o território continental dos Estados Unidos.

Analistas estão atentos às possíveis declarações ou ações dos líderes do regime de Pyongyang neste feriado. É especulado que a mídia estatal norte-coreana possa enaltecer o ditador Kim Jong Un e usar a ocasião para fortalecer a lealdade interna.

Além disso, há relatos de que a Coreia do Norte está, atualmente, desenvolvendo mísseis de combustível sólido, que têm a vantagem de serem lançados mais rapidamente em comparação com os modelos que utilizam combustíveis líquidos.

Na última quarta-feira, Pyongyang anunciou ter conduzido com sucesso testes em solo de um motor para um novo míssil balístico de alcance intermediário que utiliza combustível sólido. Em dezembro do ano passado, a Coreia do Norte afirmou ter testado com sucesso um motor de combustível sólido para um míssil balístico intercontinental, seguido, três dias depois, pelo lançamento de dois mísseis balísticos.

A celebração do “Dia da Indústria de Mísseis” levanta preocupações e cautela entre os países vizinhos, em um contexto geopolítico já tenso na região. O desenvolvimento contínuo do programa de mísseis norte-coreano é acompanhado de perto pela comunidade internacional, destacando a necessidade de uma abordagem diplomática para lidar com as questões de segurança na península coreana.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img