Seul, Coreia do Sul – 23 de novembro de 2023 – O governo da Coreia do Sul decidiu suspender parcialmente o acordo militar inter-coreano de 2018, que tinha como objetivo aliviar as tensões na Península Coreana, em resposta ao lançamento de um satélite espião pela Coreia do Norte. A medida foi aprovada em uma reunião extraordinária do gabinete na quarta-feira (22), e recebeu a aprovação do presidente Yoon Suk-yeol.
A suspensão envolve a eficácia de uma cláusula que designa zonas de exclusão aérea ao redor da linha de demarcação militar que separa as Coreias. O governo sul-coreano afirmou que retomará atividades de reconhecimento e vigilância na região.
O primeiro-ministro, Han Duck-soo, enfatizou que a suspensão parcial é uma medida de defesa necessária e mínima para a segurança nacional. Autoridades sul-coreanas observam que o acordo militar, assinado pela administração anterior, permanece apenas no papel, já que a Coreia do Norte, repetidamente, violou o acordo por meio de ações como disparos de projéteis em direção ao mar e intrusões de drones no espaço aéreo sul-coreano.
Enquanto isso, a Coreia do Norte divulgou fotos de seu terceiro lançamento do que afirma ser um satélite militar espião na noite de terça-feira. O jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, na edição de quarta-feira, apresentou 16 fotos em suas primeiras páginas.
Diversas imagens mostram um novo tipo de foguete decolando com chamas alaranjadas. Em outras fotos, o ditador do país, Kim Jong Un, supervisiona o lançamento e sorri enquanto os funcionários da agência espacial nacional o parabenizam.
O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento de Satélites de Sohae, no noroeste do país, com algumas fotos indicando que o último lançamento foi realizado a partir de uma nova plataforma construída ao longo da costa. A comunidade internacional está atenta aos desenvolvimentos na região, enquanto as tensões continuam a aumentar.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am