Pyongyang, Coréia do Norte, 21 de novembro de 2023 – A Coreia do Norte emitiu uma forte reação à aprovação pelos Estados Unidos da possível venda de mísseis Tomahawk ao Japão, considerando-a um ato extremamente perigoso que aumentará as tensões na Península Coreana.
A resposta da Coreia do Norte ocorreu após o anúncio do Departamento de Estado dos EUA na sexta-feira, informando que aprovou a venda potencial de até 400 mísseis Tomahawk ao seu aliado asiático e notificou o Congresso sobre sua decisão.
Um alto funcionário do Ministério da Defesa da Coreia do Norte declarou na segunda-feira (20), que a ação dos EUA elevará as tensões na Península Coreana e no Nordeste Asiático. Em resposta a uma pergunta da agência de notícias estatal da Coreia do Norte, o oficial classificou a possível venda de mísseis ao Japão como uma transação de “equipamento de guerra letal” e prometeu que o país fortalecerá sua dissuasão para lidar e controlar a instabilidade na península.
Anteriormente, a Coreia do Norte anunciou que realizou os primeiros testes em terra de “motores de combustível sólido de alta propulsão de novo tipo” para mísseis balísticos de alcance intermediário nos dias 11 e 14 de novembro.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul afirmou no domingo (19), que a Coreia do Norte pode tentar o terceiro lançamento de um satélite espião militar até o final do mês, aumentando as preocupações entre os países da região. Os dois primeiros lançamentos foram mal-sucedidos.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am