0.9 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 1:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte afirma que satélite militar fotografou a Casa Branca e o Pentágono

A Coreia do Norte alega que seu satélite militar de reconhecimento capturou fotos da Casa Branca e do Pentágono nos Estados Unidos, mas o país não divulgou nenhuma das imagens.

Pyongyang, Coreia do Norte – 29 de novembro de 2023 – A Coreia do Norte afirma que seu satélite de reconhecimento militar capturou imagens da Casa Branca e do Pentágono nos Estados Unidos, além de instalações militares em Virgínia. O jornal Rodong Sinmun, do Partido dos Trabalhadores no poder, relatou na terça-feira (28), que o ditador Kim Jong Un foi informado sobre os preparativos operacionais do satélite.

Segundo a publicação, o satélite, chamado Malligyong-1, fotografou os locais mencionados na noite de segunda-feira (27), pouco depois das 23h30 no horário norte-coreano. O jornal também alega que foram capturadas imagens de quatro porta-aviões nucleares dos EUA e um porta-aviões britânico.

Apesar das alegações, a Coreia do Norte ainda não divulgou nenhuma das imagens. Especialistas expressam ceticismo em relação às alegações, destacando a falta de evidências visuais. Desde o lançamento do satélite em 21 de novembro, a Coreia do Norte afirmou ter fotografado bases dos EUA em Guam e na Coreia do Sul, mas ainda não disponibilizou imagens.

O jornal não forneceu detalhes sobre como as imagens seriam utilizadas ou qual seria a “missão oficial” do satélite, programada para iniciar na sexta-feira, de acordo com as declarações norte-coreanas.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap citou uma fonte militar sul-coreana afirmando que, normalmente, leva meses para um satélite adquirir a capacidade de tirar fotos após o lançamento e a confirmação de seu status operacional. A fonte sugeriu que os relatos do Norte visam promover seu programa de satélites, levantando dúvidas sobre sua veracidade.

O anúncio norte-coreano adiciona uma camada de tensão às já delicadas relações internacionais, enquanto a comunidade global observa atentamente para entender a verdadeira natureza das capacidades espaciais da Coreia do Norte.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img