Washingto, EUA, 25 de novembro de 2023 – O satélite lançado pela Coreia do Norte está, atualmente, circulando a Terra aproximadamente 15 vezes a cada 24 horas, de acordo com informações divulgadas pela Força Espacial dos EUA. A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira (22), que o lançamento do satélite foi bem-sucedido e que o dispositivo começará oficialmente suas atividades de espionagem em 1º de dezembro.
O Ministério da Defesa do Japão confirmou na sexta-feira (24), que o objeto norte-coreano está em órbita e que, por enquanto, está analisando se o mesmo está operando como um satélite funcional.
A análise da Força Espacial dos EUA destaca que o satélite norte-coreano está circulando a Terra a cada 94 minutos, passando próximo aos polos Norte e Sul em uma altitude entre 493 e 512 quilômetros.
Fontes do Ministério da Defesa do Japão sugerem que os dados indicam uma leve mudança na trajetória, possivelmente para acompanhar a rotação da Terra, levantando preocupações sobre seu possível uso para fins de vigilância em áreas estratégicas da Ásia.
O lançamento do satélite pela Coreia do Norte intensifica as preocupações sobre a segurança na região e destaca a necessidade de monitoramento contínuo por parte das autoridades internacionais.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am