Autoridades do governo japonês anunciaram que a China não renovou a permissão para a importação de carpas ornamentais “nishikigoi”, resultando na suspensão dos envios desses peixes para o país vizinho. O Ministro da Pesca do Japão, Miyashita Ichiro, declarou na sexta-feira (10), que o governo enviou os documentos necessários para o lado chinês, que ainda não informou a conclusão do processo. Ele acrescentou que “o prazo expirou no final do mês passado.”
A China é o maior importador mundial das carpas japonesas nishikigoi, adquirindo um montante avaliado em 1,2 bilhão de ienes, ou cerca de 8 milhões de dólares, no ano passado.
As carpas são obrigadas a passar por quarentena em instalações japonesas aprovadas pela China. No entanto, Pequim suspendeu todas as importações de frutos do mar do Japão devido à liberação de água tratada e diluída da usina nuclear Fukushima Daiichi.
Miyashita afirmou que as nishikigoi são criadas em cativeiro, o que as torna muito diferentes dos peixes do oceano. Ele disse não enxergar nenhuma relação com a proibição de frutos do mar.
O ministro destacou que a China tem adotado medidas que não se baseiam em evidências científicas e afirmou que o Japão continuará pressionando Pequim para abandonar medidas irracionais que prejudicam os laços comerciais entre os dois países.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am