A emissora britânica BBC informa que cerca 20 mil homens fugiram da Ucrânia para escapar do recrutamento, enquanto os combates com as forças russas se arrastam.
A BBC informou na sexta-feira (17), que, com base em dados de países vizinhos, como a Romênia, acredita-se que quase 20 mil homens tenham cruzado ilegalmente esses países desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022 a agosto deste ano.
Alguns homens teriam nadado através dos rios, enquanto outros atravessaram as fronteiras para os países vizinhos a noite.
A BBC também disse que cerca de 21 mil outros homens tentaram fugir, mas foram pegos pelas autoridades ucranianas.
Após a invasão da Rússia, a maioria dos homens de 18 a 60 anos foram proibidos de deixar o país devido à mobilização geral.
Mas a corrupção, como o suborno para escapar do recrutamento, tornou-se um problema social, tornando a segurança do pessoal militar um desafio.
Enquanto isso, a Rússia vem realizando ataques de drones contra a infraestrutura ucraniana. No sábado (18), a força aérea da Ucrânia informou que abateu 29 dos 38 drones lançados da Rússia.
Na região sul de Odesa, as autoridades locais disseram que drones atingiram a infraestrutura de energia, com uma pessoa ferida em um incêndio causado pelo ataque.
Uma atualização da inteligência do Ministério da Defesa britânico disse no sábado, que o combate terrestre mais intenso ocorreu em três áreas: Kupiansk e Avdiivka no leste e na margem leste do rio Dnipro na região sul de Kherson.
O ministério também disse que, à medida que o clima mais frio do inverno se instala, há poucas perspectivas imediatas de grandes mudanças na linha de frente.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm