Centenas de refugiados muçulmanos Rohingya estão chegando às costas da Indonésia. Em geral, essas chegadas são resultado de viagens arriscadas de barco, pois as minorias perseguidas de Myanmar tentam fugir das más condições de vida no país.
Autoridades locais da província de Aceh, no oeste da Indonésia, afirmam que mais de 300 refugiados rohingya chegaram de barco nos últimos três dias. Entre eles havia mulheres e crianças, algumas visivelmente exaustas. Muitos foram transferidos para um local de evacuação.
A agência de refugiados das Nações Unidas, ou ACNUR, está trabalhando com as autoridades locais para garantir sua segurança.
Em 2017, centenas de milhares de muçulmanos Rohingya fugiram de Myanmar para escapar de uma brutal repressão militar. Quase um milhão de refugiados estão, agora, vivendo em campos na vizinha Bangladesh. Alguns tentam escapar das más condições de vida fugindo para outros países em perigosos barcos de madeira.
Após o golpe militar de 2021 em Myanmar, houve combates entre forças pró-democracia e militantes étnicos contra a junta. Há poucas perspectivas de retorno seguro dos refugiados Rohingya em meio ao conflito.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm