Pequim, China, 30 de novembro de 2023 – A Taiwan Affairs Office da China emitiu um alerta contundente ao candidato presidencial do partido governante em Taiwan, instruindo-o a não buscar a independência da ilha. A tensão aumenta em meio à corrida eleitoral para as eleições presidenciais de janeiro.
O candidato escolhido pelo Partido Democrático Progressista de Taiwan é o atual Vice-Presidente, Lai Ching-te. Juntamente com Hou Yu-ih, prefeito da cidade de Nova Taipé e membro do maior partido de oposição, o Kuomintang, e Ko Wen-je, ex-prefeito de Taipei e representante do segundo maior partido de oposição, o Taiwan People’s Party, apresentaram suas candidaturas na semana passada.
O porta-voz Chen Binhua realizou sua primeira coletiva de imprensa desde o fechamento dos registros para as eleições presidenciais em Taiwan, ocorrido na quarta-feira (29). Chen enfatizou que a adesão de Lai à “independência de Taiwan” e provocações em colaboração com forças externas só levariam a tensões e agitações no Estreito de Taiwan, podendo chegar a um impasse. Ele ameaçou que a “independência de Taiwan” poderia resultar em conflito armado.
Lai deixou claro que trabalharia com os Estados Unidos, Japão e outros países para resistir à pressão da China.
Questionado sobre os outros candidatos, Hou e Ko, que buscam ampliar os intercâmbios com a China, o porta-voz limitou-se a dizer que seu escritório colaborará com o Kuomintang e outros partidos taiwaneses, grupos e setores diversos para continuar os esforços de colocar as relações transfronteiriças de volta ao caminho da paz e do desenvolvimento.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm