O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está indo para o Oriente Médio em sua segunda viagem ao local em um mês, já que a crise humanitária na Faixa de Gaza está se tornando cada vez mais grave.
Blinken está programado para chegar a Israel nesta sexta-feira (3), para manter conversações com altos funcionários do governo. A última vez que ele visitou Israel foi em outubro.
Em seguida, Blinken irá para a Jordânia.
Ele disse aos repórteres, antes de sua partida de Washington na quinta-feira (2), que Israel tem “não apenas o direito, mas a obrigação de se defender e também de tomar medidas para tentar garantir que isso nunca mais aconteça”. Mas ele acrescentou que o que importa é como Israel fará isso.
Blinken expressou sua intenção de discutir com as autoridades israelenses como minimizar os danos aos civis.
As críticas internacionais estão aumentando à medida que as baixas continuam a crescer em meio aos ataques de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Espera-se que Blinken peça a Israel que cumpra a lei humanitária internacional.
Suas discussões incluirão uma interrupção temporária dos combates para que os recursos necessários entrem em Gaza, como combustível e outros suprimentos, a evacuação de civis e a libertação de reféns.
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am