A Comissão Europeia lançou formalmente uma investigação sobre os subsídios estatais da China para os fabricantes de veículos elétricos, que, segundo ela, mantêm baixos os preços dos veículos vendidos na União Europeia.
Na quarta-feira (4), a comissão anunciou oficialmente o início de uma investigação antissubsídios sobre os veículos elétricos importados da China para determinar se a prática está prejudicando os mercados europeus.
A comissão afirma que, se encontrar evidências de que as ações da China estão causando distorção do mercado e concorrência desleal no bloco, poderá impor tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses.
A comissão afirma que a investigação será realizada de acordo com as regras da UE e da Organização Mundial do Comércio, e que buscará respostas do governo chinês e das empresas envolvidas.
O Ministério do Comércio da China divulgou uma declaração, dizendo que a China está muito insatisfeita com a investigação, que, segundo ela, carece de provas adequadas.
Alguns membros da UE estão preocupados com uma possível guerra comercial com a China.
O ministro da Alemanha para assuntos econômicos e ação climática, Robert Habeck, alertou no mês passado que as montadoras alemãs temem que a China possa retaliar caso a UE imponha taxas sobre os veículos elétricos chineses como resultado da investigação.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am