O Ministério de Energia da Ucrânia anunciou no sábado que tem modernizado unidades de energia térmica e restaurado instalações elétricas danificadas por ataques russos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, declarou na sexta-feira que o que ele chamou de “terroristas russos” tentariam mais uma vez destruir o sistema de energia de seu país neste inverno. Ele também alertou que as forças russas tentarão lançar mais ataques contra instalações energéticas ucranianas do que no inverno anterior.
No último inverno, a Ucrânia enfrentou graves escassezes de eletricidade, após as forças russas iniciarem uma série de ataques contra usinas de energia, subestações e outras instalações energéticas a partir de outubro do ano passado.
Enquanto isso, uma avaliação do combate na Ucrânia divulgada por um think tank dos EUA no sábado sugere que tanto as forças ucranianas quanto as russas avançaram nas linhas de frente.
O Instituto de Estudos de Guerra citou um porta-voz militar ucraniano que afirmou que as forças ucranianas avançaram até 300 metros em diferentes direções perto de Bakhmut ao longo do último dia. Bakhmut é uma cidade em disputa na região leste de Donetsk.
O instituto também citou fontes militares ucranianas que afirmaram que as forças ucranianas avançaram em duas áreas na região sul de Zaporizhzhia.
No entanto, acrescentou que as forças russas continuaram as operações ofensivas na região leste de Luhansk no sábado e, segundo relatos, avançaram.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm