O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais dos Estados Unidos (CSIS, na sigla em inglês) divulgou na sexta-feira suas descobertas a partir da análise de imagens de satélite, que sugerem que a Coreia do Norte pode ter iniciado a transferência de armas para a Rússia. As imagens foram capturadas no dia anterior e mostram atividades suspeitas em uma instalação ferroviária na Coreia do Norte, próxima à fronteira com a Rússia.
Os pesquisadores do CSIS afirmam que conseguiram identificar aproximadamente 73 vagões de carga na instalação, um número sem precedentes. Isso levantou preocupações sobre uma possível movimentação de armas entre os dois países.
Líderes da Coreia do Norte e da Rússia, Kim Jong Un e Vladimir Putin, respectivamente, realizaram negociações em setembro. Na ocasião, havia especulações de que Putin poderia solicitar a Kim o fornecimento de munições.
Os pesquisadores acrescentaram que, cinco dias após a cúpula, houve um “aumento gradual, porém constante” no número de vagões de carga na instalação da Coreia do Norte. No entanto, não é possível confirmar o conteúdo dos vagões, pois eles estão cobertos por lonas.
O governo dos Estados Unidos está em alerta quanto a qualquer transferência militar entre os dois países que possa violar múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e estar sujeita a sanções adicionais. Essa movimentação suscita preocupações em relação ao cumprimento de acordos internacionais e à manutenção da paz e da segurança na região.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm