Taiwan informa que concluiu as negociações com o Canadá sobre um acordo bilateral de investimento estrangeiro e saudou a rápida conclusão das conversações.
Taiwan e Canadá não têm relações diplomáticas, mas suas relações econômicas e comerciais estão crescendo. Os investimentos de cada um estão aumentando em áreas relacionadas a semicondutores e energia renovável.
Os dois lados lançaram as negociações para o Acordo de Promoção e Proteção de Investimentos Estrangeiros em fevereiro. O acordo foi criado para proteger as empresas de ambos os lados.
As autoridades taiwanesas fizeram o anúncio na terça-feira (24). Segundo elas, o pacto proibirá o estabelecimento de novas regulamentações para investimentos sem acordo prévio. O acordo também incentivará investimentos de mulheres, pequenas empresas e povos indígenas.
As autoridades dizem que Taiwan espera que o acordo seja assinado e entre em vigor em breve.
Taiwan destaca o pacto como uma demonstração de que tanto Taiwan quanto o Canadá são capazes de atender às regras de alto padrão da economia global.
Observadores dizem que Taiwan espera ganhar impulso com o acordo para aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico. Ele espera contar com o apoio do Canadá, que presidirá a CPTPP no próximo ano.
O Canadá divulgou sua estratégia para o Indo-Pacífico em novembro do ano passado. Ele descreveu a China como “uma potência global cada vez mais perturbadora” e deu importância ao fortalecimento das relações com Taiwan.
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am