O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reforçou a sólida solidariedade de seu país com Israel durante seu encontro com o Primeiro-Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu. A visita de Blinken a Israel ocorreu em meio aos recentes ataques em larga escala promovidos pelo grupo terrorista palestino Hamas.
No início de sua reunião com o líder israelense, Blinken afirmou: “Estamos aqui, e não iremos a lugar algum”, enquanto cumprimentava Netanyahu com um aperto de mão.
Em uma coletiva de imprensa conjunta após as conversações, Netanyahu agradeceu aos Estados Unidos, dizendo: “Obrigado, América, por estar ao lado de Israel, hoje, amanhã e sempre.”
Blinken condenou o Hamas e advertiu que quaisquer países ou forças que tentassem atacar Israel, aproveitando-se da situação de conflito, não deveriam fazê-lo. Especialistas afirmam que a declaração de apoio dos EUA a Israel por parte de Blinken representa uma clara advertência ao grupo terrorista xiita Hezbollah, baseado no Líbano.
Blinken também pediu medidas para evitar ao máximo prejudicar civis na Faixa de Gaza. No entanto, ele não mencionou a criação de uma rota humanitária para a evacuação de civis de Gaza ou para o fornecimento de bens essenciais. Atualmente, Gaza está sob bloqueio por parte de Israel e efetivamente controlada pelo Hamas.
Blinken está programado para se encontrar com o Presidente Palestino Mahmoud Abbas nesta sexta-feira (13).
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am