Sapporo e o Comitê Olímpico Japonês anunciaram oficialmente o abandono de sua candidatura para sediar as Olimpíadas de Inverno e Paralimpíadas de 2030, na cidade localizada na Prefeitura de Hokkaido, no norte do Japão.
O prefeito de Sapporo, Akimoto Katsuhiro, e o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Yamashita Yasuhiro, revelaram a decisão durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (11).
Yamashita explicou que o comitê e a cidade concordaram em encerrar as atividades de candidatura para os Jogos de 2030 após considerar a situação atual. Em vez disso, eles discutirão a possibilidade de sediar os Jogos em 2034 ou posteriormente.
Yamashita mencionou que propôs essa mudança ao prefeito no início deste mês, citando a influência dos escândalos de corrupção e manipulação de candidaturas ligados aos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio em 2021.
Ele observou que os esforços para garantir transparência e imparcialidade no processo de candidatura não obtiveram amplo apoio entre os residentes de Sapporo e Hokkaido.
Outro motivo para a retirada é que o Comitê Olímpico Internacional pode nomear uma cidade preferida para os Jogos de 2030 ainda este ano.
Sapporo era uma das três cidades que apresentaram uma candidatura inicial para os Jogos, juntamente com Salt Lake City, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá. Todas já haviam sediado os Jogos de Inverno no passado.
Vancouver não conseguiu o apoio do governo provincial devido a restrições orçamentárias. Salt Lake City deve enfrentar falta de pessoal e dificuldades financeiras após os Jogos de Verão de 2028 em Los Angeles. No entanto, Sapporo também perdeu força devido aos escândalos dos Jogos de Verão de Tóquio.
Suécia e França apresentaram suas candidaturas para os Jogos de 2030 este ano. O COI revelou que pelo menos seis locais estão na lista de consideração, incluindo a Suíça, que ainda não especificou o ano para o qual está se candidatando.
O aquecimento global e a escassez de neve têm apresentado dificuldades para os Jogos de Inverno nos últimos anos, com menos locais tendo condições climáticas estáveis.
Uma pesquisa conduzida principalmente pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e publicada em janeiro de 2022, analisou o impacto das mudanças climáticas nos Jogos de Inverno.
O estudo afirmou que até o final deste século, Sapporo será a única cidade capaz de fornecer um ambiente confiável para essas competições entre as cidades que já sediaram os Jogos de Inverno, a menos que as emissões globais de gases de efeito estufa sejam drasticamente reduzidas.
O COI está considerando um plano de escolher um grupo de cidades candidatas fixas com condições climáticas estáveis para sediar os Jogos de Inverno em revezamento. Nesse cenário, Sapporo seria uma candidata importante.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am