O republicano Mike Johnson foi eleito presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
O parlamentar conservador da Louisiana venceu com 220 votos contra 209 na Câmara controlada pelos republicanos, na quarta-feira (25), encerrando um vácuo de 22 dias que se seguiu à destituição de Kevin McCarthy, em 3 de outubro, a primeira ação desse tipo na história dos EUA.
Após a remoção de McCarthy, os republicanos indicaram três colegas legisladores para o cargo, mas eles retiraram suas candidaturas após não conseguirem apoio suficiente dentro do partido.
Johnson, de 51 anos, foi escolhido como o quarto candidato na terça-feira (24).
Ele é visto como próximo ao ex-presidente Donald Trump. Os meios de comunicação dos EUA apontaram que, embora Johnson tenha menos reconhecimento de nome do que os três outros indicados, ele é frio e tem poucos inimigos dentro de seu partido.
As organizações de notícias viram a vitória de Johnson como resultado de uma demonstração de união dos republicanos cansados de disputas prolongadas entre os partidos.
Sem um presidente, a Câmara não conseguiu aprovar a legislação. A questão agora é se Johnson conseguirá preencher a enorme lacuna entre as políticas dos conservadores linha-dura e dos moderados. Entre suas primeiras tarefas estará responder à solicitação urgente de orçamento do presidente Joe Biden, que inclui ajuda a Israel e à Ucrânia, e discutir as contas de gastos do governo para o novo ano fiscal.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am