O Presidente Russo, Vladimir Putin, expressou sua disposição em fortalecer a colaboração com a China, acolhendo a Iniciativa Belt and Road de Pequim, que visa a criação de um amplo bloco econômico.
Putin fez esses comentários durante uma entrevista à China Central Television, veiculada no domingo, antes de sua visita à China, a primeira desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro do ano passado.
O líder russo descreveu o Presidente Chinês, Xi Jinping, como um parceiro sensato, prático e credível. Os dois líderes têm um encontro agendado nas margens de um fórum internacional a ser realizado em Pequim sobre a Iniciativa Belt and Road, com duração de dois dias a partir de terça-feira (17).
No que diz respeito à iniciativa, Putin afirmou que “a principal vantagem do conceito de cooperação proposto pela China é que, no âmbito da cooperação, ninguém impõe sua vontade aos outros.”
Ele destacou que essa é “a diferença fundamental” entre a iniciativa e “certos projetos promovidos por outros países com conotações colonialistas.”
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à televisão estatal russa que o Presidente Putin e o Presidente Xi devem discutir principalmente a situação global durante sua reunião, uma vez que a Rússia e a China desempenham um papel significativo nos assuntos internacionais.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am