Taiwan diz que está abrindo uma investigação sobre as alegações de que detalhes de seu primeiro submarino desenvolvido internamente foram vazados para a China.
Taiwan apresentou o submarino na última quinta-feira (28), com a presença da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. A construção da embarcação começou na cidade de Kaohsiung, no sul do país, em 2020.
A mídia local informou que o ex-chefe do estado-maior geral que liderou o programa disse que certos legisladores impediram o progresso do projeto. Ele também teria dito que um empreiteiro que havia feito uma proposta fracassada para o projeto forneceu informações confidenciais à China.
A Suprema Promotoria de Taiwan disse na segunda-feira que as acusações haviam atraído grande atenção devido ao seu impacto potencial sobre a segurança e a defesa.
Ele disse que havia instruído a Alta Promotoria e a Promotoria do Distrito de Taipei a conduzir uma investigação rápida sobre o assunto.
A Suprema Promotoria não revelou detalhes ou nomes.
Taiwan espera que a construção de um submarino no país e sua utilização em combate ajudem a aumentar a dissuasão contra as forças armadas chinesas, que estão intensificando as atividades, incluindo exercícios com porta-aviões, nas águas ao redor de Taiwan.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am