O presidente chinês, Xi Jinping, expressou uma visão positiva sobre a estabilização das relações entre Pequim e Washington em uma reunião com uma delegação bipartidária dos EUA liderada pelo líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.
O grupo de seis membros se encontrou com Xi em Pequim na segunda-feira, após conversas com o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
As relações entre os dois países têm estado em desacordo em questões de segurança e economia.
Xi afirmou que as relações China-EUA são o relacionamento bilateral mais importante do mundo e que a forma como a China e os EUA se relacionam determinará o futuro e o destino da humanidade, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China.
Xi também destacou que a cooperação entre China e EUA é necessária para enfrentar uma série de desafios globais, incluindo a recuperação pós-pandemia e as mudanças climáticas.
A visita dos senadores dos EUA à China ocorre em um momento em que a cooperação bilateral em segurança continua paralisada. Os países também têm travado disputas relacionadas a semicondutores e outras tecnologias avançadas.
A atenção agora se volta para a possibilidade de Xi e seu homólogo americano, Joe Biden, realizarem uma cúpula à margem do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico em San Francisco no próximo mês.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am