Taiwan informou que um grupo de ataque de um porta-aviões chinês navegou pelas águas entre Taiwan e as Filipinas e entrou no Pacífico Ocidental.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que o grupo, liderado pelo porta-aviões Shandong, cruzou o Canal Bashi na quinta-feira (26). Foi publicada uma foto da embarcação, segundo o ministério, na quinta-feira.
O ministério disse que está monitorando de perto o que está acontecendo no mar e no ar perto de Taiwan. Acrescentou que havia destacado forças “apropriadas” para manter a vigilância.
O Shandong entrou em serviço em dezembro de 2019 como o primeiro porta-aviões de produção nacional da China. Foi confirmado que ele navegou no Pacífico Ocidental em abril e setembro deste ano e realizou treinamento de decolagem e pouso para caças e outras aeronaves.
Anteriormente, o ministério disse que havia detectado muitas aeronaves militares chinesas sobre as águas próximas a Taiwan. O ministério disse que elas incluíam caças, bombardeiros e drones.
O ministério declarou que 15 deles haviam cruzado a linha mediana do Estreito de Taiwan ou entrado na zona de identificação de defesa aérea sobre as águas próximas à costa, sudoeste de Taiwan.
O ministério disse que as aeronaves também realizaram patrulhas conjuntas de prontidão de combate com embarcações militares chinesas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am