-2 C
Kóka
quinta-feira, 12 dezembro, 2024 7:24: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Pesquisadora dos EUA vence o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas por seu trabalho sobre desigualdade de gênero no mercado de trabalho

Uma pesquisadora dos Estados Unidos foi agraciada com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas deste ano. A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou que Claudia Goldin foi reconhecida por ter "descoberto os principais impulsionadores das diferenças de gênero no mercado de trabalho."

Uma pesquisadora dos Estados Unidos foi agraciada com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas deste ano. A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou que Claudia Goldin foi reconhecida por ter “descoberto os principais impulsionadores das diferenças de gênero no mercado de trabalho.”

A academia elogiou o trabalho de Goldin, destacando que ela forneceu o primeiro relato abrangente dos ganhos e da participação no mercado de trabalho das mulheres, coletando dados abrangendo mais de 200 anos nos Estados Unidos.

De acordo com a academia, sua pesquisa revela as causas das mudanças e as principais fontes da persistente lacuna de gênero. Ela concluiu que grande parte da diferença salarial pode ser explicada pelas discrepâncias nas escolhas de educação e ocupação. No entanto, Goldin demonstrou que a maioria das diferenças agora ocorre entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e, em sua maioria, “surge com o nascimento do primeiro filho.”

O presidente do comitê do prêmio chamou a pesquisa de Goldin de “inovadora,” afirmando que “agora sabemos muito mais sobre os fatores subjacentes e quais barreiras podem precisar ser abordadas.”

Claudia Goldin é a terceira mulher laureada com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img