O Partido de Inovação Nippon Ishin Japan, de oposição, decidiu expulsar Suzuki Muneo, que recentemente visitou a Rússia sem apresentar uma notificação prévia e é acusado de ter feito comentários controversos durante a visita.
A decisão foi tomada pelo conselho executivo do partido na terça-feira (10), após o comitê de ética afirmar que o comportamento de Suzuki perturbou a disciplina partidária.
Suzuki, um membro da Câmara Alta, visitou a Rússia e se encontrou com o Vice-Ministro das Relações Exteriores, Andrey Rudenko, em Moscou na segunda-feira (2), da semana passada.
Participantes da reunião executiva do partido na semana passada apontaram que Suzuki não apresentou a notificação de sua viagem conforme exigido.
Eles também afirmaram ter confirmado a existência de um vídeo gravado durante a visita no qual Suzuki expressou confiança na vitória da Rússia em sua invasão da Ucrânia. Alguns dos presentes pediram uma punição severa para ele.
O partido parece ter decidido expulsá-lo porque Suzuki manifestou a intenção de visitar a Rússia novamente, mesmo após instruções da liderança do partido para se abster de fazê-lo.
No entanto, o partido afirma que os comentários controversos de Suzuki não estão incluídos nas razões para a expulsão.
Suzuki afirmou, anteriormente, que a notificação atrasou devido a um erro administrativo e que aceitaria uma punição. Ele também indicou que poderia entrar com um processo judicial se fosse punido por seus comentários.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am