Um partido de oposição de esquerda da Eslováquia, que pede a suspensão da ajuda militar à Ucrânia, saiu vitorioso nas eleições parlamentares do país.
A Eslováquia é membro da aliança militar da OTAN, que apoia a Ucrânia contra a Rússia.
O partido Smer-SSD, liderado pelo ex-primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recebeu cerca de 23% dos votos na eleição de sábado (30).
Fico disse em, uma coletiva de imprensa, que voltará sua atenção para o combate ao aumento dos preços e outros problemas, dizendo: “Quero lembrá-los de que a Eslováquia tem problemas diferentes dos da Ucrânia”.
Fico e seu partido culpam as sanções contra a Rússia pelo aumento dos preços que tem pressionado os eslovacos.
Fico afirmou que as negociações de paz são necessárias para acabar com a invasão russa, enfatizando a posição de interromper o apoio militar à Ucrânia.
A Eslováquia foi o primeiro membro da OTAN a enviar jatos de combate para a vizinha Ucrânia. E estava alinhada com a União Europeia nas sanções contra a Rússia.
Fico disse que buscará parceiros de coalizão para formar um novo governo nas próximas duas semanas, aproximadamente. Ainda não se sabe se essa coalizão suspenderá o apoio militar à Ucrânia.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am