O cantor, compositor e guitarrista francês Nicola Son nasceu em Paris, mas morou no Brasil por vários anos até 2018. Em setembro de 2023, Nicola lançou seu novo álbum em francês “Pas de Panique”, sob a direção do produtor brasileiro vencedor do Grammy 2021, Márcio Arantes. Trazendo um colorido pop, latino e moderno, “Pas de Panique” foi lançado em 15/09/2023 e o show de lançamento aconteceria no Café de la Danse, no dia 05/10/2023 em Paris – França, mas devido a problemas de saúde teve de ser cancelado e será agendada uma nova data.
Esta viagem fez com que descobrisse as riquezas do país, o acolhimento e o carinho dos brasileiros, mas também para tomar consciência da realidade da vida brasileira longe das imagens de cartão postal. Na Lapa, símbolo da boemia carioca e berço do samba, conheceu diversos músicos, compôs e adaptou standards de canções brasileiras para o francês.
Lá gravou Parioca, um álbum que trazia um pé no samba sendo lançado em maio de 2010 na França, e um ano depois no Brasil. Desde o seu primeiro álbum, onde foi recebido com entusiasmo no Brasil, Nicolas conquistou o título de “o mais brasileiro dos cantores franceses” pela mídia brasileira.
Em novembro de 2011 retornou ao Rio por 5 meses com dois objetivos: transmitir Parioca e principalmente gravar seu 2º disco Nord Destin. Para isso conta com os melhores profissionais do ramo, Marcos Suzano e João Hermeto, dois mestres da percussão, Rodrigo Villa (contrabaixo)e Gabriel Improta (guitarra). Convida o lendário João Donato ao piano e o grupo de samba Casuarina.
Nord Destin que trouxe referências da música nordestina, foi lançado em 28 de janeiro de 2013 na França, com show de lançamento no New Morning em 28 de fevereiro. No final de 2013, Nicola mudou-se para São Paulo. Ele lançou o Nord Destin lá com um feedback ainda muito bom da mídia e um público crescente. Durante 2014 e 2015, tocou em São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do estado do Paraná.
No início de 2015 iniciou a gravação de seu 3º disco sob a direção de Paulo Lepetit. Esta 3ª obra, que fecha a trilogia brasileira, chama-se Sampathic (sobre a musicalidade ao estilo brasileiro), que foi lançada em 29 de janeiro de 2016 na França e alguns meses depois no Brasil. Seguiu-se uma turnê pela França e pelo Brasil com mais de 40 shows.
2017 foi o ano da primeira turnê nos EUA, e também o ano da gravação do EP 4² com músicas em português escritas em parceria com seu mais antigo amigo brasileiro, o jornalista Igor Ribeiro. A produção ficou a cargo de 4 produtores de 4 cidades diferentes do Brasil: São Paulo (com Márcio Arantes), Rio de Janeiro (com Daniel Montes), Recife (com Hugo Linns) e Belo Horizonte (com João Antunes).
Durante o ano de 2019, após o lançamento de um single em versão portuguesa e francesa, “A pura essência da malemolência / La Malémolence”, decorreram diversas excursões pela França, Alemanha, Japão e Nova Zelândia, ou seja, mais de quarenta shows.E para encerrar o ano em grande estilo, assinou contrato de booking e licenciamento com a gravadora e tour manager Accords Croisés, iniciando uma nova colaboração.
Seu álbum “Piaf do Brasil” apresentando versões em português de vários clássicos da célebre cantora Edith Piaf, foi lançado no início de 2020 com shows durante o festival Au fil des Voix, em Paris (foto abaixo).Em 2021 e 2022, Nicola já preparava um novo álbum de músicas originais em francês, produzido pelo brasileiro Márcio Arantes.
Discografia:
Nicola Són’s Instagram: https://www.instagram.com/nicola_son/
Nicola Són’s Facebook: https://www.facebook.com/nicolason/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am