2.5 C
Kóka
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 11:29: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Muçulmanos do Daquestão tentam invadir voos com israelenses

No último domingo (29), a agência de aviação da Rússia tomou a decisão de fechar o principal aeroporto do Daguestão, após uma multidão invadir o local em busca de cidadãos israelenses, motivada por relatos sobre a chegada iminente de um avião vindo de Israel. O governo de Israel fez um apelo à Rússia para "proteger" seus cidadãos nesse contexto.

No último domingo (29), a agência de aviação da Rússia tomou a decisão de fechar o principal aeroporto do Daguestão, após uma multidão invadir o local em busca de cidadãos israelenses, motivada por relatos sobre a chegada iminente de um avião vindo de Israel. O governo de Israel fez um apelo à Rússia para “proteger” seus cidadãos nesse contexto.

Rossavitsia, a agência federal de transporte aéreo da Rússia, confirmou o fechamento temporário do aeroporto de Makhachkala para voos de chegada e partida, após a entrada de pessoas desconhecidas na área de tráfego do aeroporto. Forças de segurança foram acionadas para conter a situação.

Segundo informações da AFP, dezenas de homens invadiram a pista e o terminal do aeroporto de Makhatchakala, a capital da república russa predominantemente muçulmana do Daguestão, situada no sudoeste do país.

Manifestantes, antes de adentrarem o terminal, tentaram verificar os passaportes das pessoas que deixavam o aeroporto em busca de cidadãos israelenses. Um dos manifestantes segurava uma placa com os dizeres “Assassinos de crianças não têm lugar no Daguestão”, enquanto outros entoavam o slogan “Allah Akbar” durante os protestos, conforme mostram vídeos relacionados ao incidente.

Relatos da mídia russa indicam que os invasores danificaram o telhado do aeroporto e obtiveram acesso à pista. Vídeos compartilhados no aplicativo Telegram mostram dezenas de indivíduos derrubando barreiras, tentando interromper veículos saindo do aeroporto e até forçando a abertura de portas dentro do terminal. Em um vídeo, um homem é visto sobre uma das asas de uma aeronave da companhia aérea russa Red Wings.

Conforme informações do site especializado Flightradar, um voo procedente de Tel Aviv aterrissou por volta das 19h00 no horário local (13h00 em Brasília) em Makhchkala. Esse voo, operado pela empresa Red Wings, era de trânsito e deveria decolar rumo a Moscou duas horas depois, segundo o meio de comunicação independente russo Sota. A situação dos passageiros desse voo não foi divulgada, porém as autoridades afirmaram que o caos foi contido.

O ministro da Informação da Chechênia, Akhmed Dudayev, fez um apelo por calma no início do dia, por meio do aplicativo Telegram, diante das tensões crescentes no Cáucaso russo, e pediu para evitar “provocações”.

“Aqueles que atacam os judeus estão servindo aos interesses dos nossos inimigos, que deliberadamente provocam conflitos no contexto do embate israelo-palestino”, afirmou Dudayev em um vídeo.

Margarita Simonian, chefe do canal pró-Kremlin RT, expressou preocupação com os acontecimentos em Makhachkala, descrevendo a situação como “muito, muito preocupante”.

O Daguestão e a Chechênia são duas repúblicas instáveis na Rússia, com populações majoritariamente muçulmanas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceRFI

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img