Os ministros do comércio do G7 iniciaram uma reunião de dois dias na cidade de Osaka, no oeste do Japão, para discutir como lidar com a pressão econômica em meio à crescente influência da China.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, e o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Nishimura Yasutoshi, estão participando da reunião que teve início neste sábado (27).
Entre as principais questões a serem discutidas estão a coerção econômica, que é usada para pressionar os parceiros de negócios restringindo o comércio ou aumentando as tarifas.
Kamikawa disse que a coerção econômica é o maior problema enfrentado pelo sistema de comércio multilateral e que tais desafios estratégicos devem ser abordados pela comunidade internacional em parceria.
Nishimura disse que os países membros do G7 querem demonstrar que estão buscando aprofundar os laços com países que compartilham valores fundamentais, tais como não armar dependências econômicas.
Os ministros do comércio de cinco nações não pertencentes ao G7, incluindo Índia e Austrália, bem como representantes de organizações internacionais, participaram de uma reunião separada. O objetivo era confirmar a cooperação para fortalecer as cadeias de suprimentos de semicondutores, bem como de lítio e outros minerais essenciais que estão se tornando cada vez mais vitais para a segurança econômica.
O Japão planeja expressar sua preocupação com a suspensão pela China das importações de frutos do mar japoneses após a liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.
Tóquio planeja solicitar uma resposta unida de outros países do G7 para a revogação da suspensão.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am