A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, expressou sua grave preocupação com a escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas. Ela transmitiu sua apreensão ao Ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki, em uma conversa telefônica na sexta-feira (13), enquanto Israel se prepara para uma possível ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.
Kamikawa enfatizou que está acompanhando de perto a situação e que condena veementemente o que chamou de ataques terroristas realizados pelo Hamas e outros terroristas palestinos. Ela instou seu homólogo palestino a convocar outros interessados a buscar uma redução imediata da tensão.
Além disso, a ministra solicitou a colaboração de Maliki para garantir a segurança dos cidadãos japoneses na região palestina.
Maliki explicou a posição da Autoridade Palestina e a situação em Gaza. Os dois ministros concordaram que é fundamental melhorar o acesso humanitário para que suprimentos de socorro possam ser entregues e cidadãos evacuados.
Eles se comprometeram a trabalhar em conjunto para acalmar a situação em prol da estabilidade regional.
Kamikawa disse aos repórteres, após a conversa, que havia transmitido sua grave preocupação com a crise humanitária em curso. Ela afirmou que o Japão pretende promover iniciativas em cooperação com países relevantes e a comunidade internacional para buscar uma solução para a crise.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm